quinta-feira, 14 de março de 2013

(Es)colha o que plantar

Nada, além do amor, é capaz de modificar o mundo. 
Hoje em dia, observamos a falta de amor se propagar dia-a-dia ao nosso redor. Falta cuidado, zelo, compaixão e amor para com o próximo. E falta, ainda mais, discernimento para fazer o que é certo. Vivenciamos o egocentrismo e o comodismo exarcebado, pois esse é o mais fácil caminho a percorrer. Percebam que eu disse "o mais fácil caminho" e não o correto. Porque sabemos bem, que o caminho correto é sempre o mais difícil, mas muito mais recompensador. 

Lembro de ter lido em algum lugar a fábula do porco-espinho, que exemplifica o mundo em que vivemos, onde é mais fácil se afastar do outro por conta de seus defeitos, do que conviver com eles e manter um relacionamento de compreensão e amor. Afinal, quem nesse mundo é perfeito? Quem é que tem o direito de julgar as pessoas? 
Nós, filhos de Deus, somos como terra fértil, tudo o que se planta nasce. Há quem plante dor. Há quem plante mágoa, maldade e ódio. Há também quem plante amor. Há quem plante perdão, bondade e paz. 
Jesus plantou amor, benevolência e paz, no entanto, a inveja e o ódio que habita o coração dos descrentes, o levaram para a cruz. Por amor a nós, ele se entregou. E quão imenso e generoso  é o Seu amor conosco até hoje.

Nós somos responsáveis pelo o que permitimos nascer em nosso ser. Você é responsável pelo que semeia em seu próximo. Uma coisa é certa: se você plantar mandioca, colherá mandioca. A lógica desse eterno clichê é tão gritante que me assusta que ainda existam pessoas que pensam que podem colher algo que sequer plantaram. Algumas pessoas gritam que desejam amor, paz, compreensão... Mas o que é que elas estão plantando, além de rancor, ódio e imcompreensão?
É necessário olhar o outro como se ele fosse você. É preciso se colocar no lugar do outro em todos os momentos da sua vida. Precisamos exercitar o "querer bem". Faz-se necessário perceber o quanto cada pessoa é importante para as mudanças necessárias no mundo. É importante observar que somente o amor tem o poder de cura. Cure a mágoa do seu irmão dando-lhe amor. Cure o ódio do seu irmão dando-lhe amor. Cure a tristeza do seu irmão com amor. 

"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor." 1 Corínthios 13:13

A verdade, é que se o amor predominasse, jamais haveria violência, guerra, preconceito ou corrupção no mundo. 
O amor é semente pura e poderosa. Semeie, cultive, fertilize e faça dar frutos. É da árvore do amor que provém todos os outros bens. É no amor e somente com ele que encontramos verdadeiramente a Deus. 

(Es)colha o que você vai plantar.


Alessandra Rocha



Um comentário: